Maio é conhecido como o mês dedicado às discussões sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil. Ampliando a perspectiva sobre o assunto, a psicóloga Eliete Lotterman, de Passo Fundo, esteve em Ibiaçá no dia 17 de maio para falar sobre prevenção.
O evento, altamente relevante, foi organizado para atender diversas faixas etárias de crianças e adolescentes. Na abertura, a Nutricionista da UBS Grazielli Chaves Marques, apresentou o tema a ser discutido e também a palestrante. Durante a manhã, as palestras foram realizadas em horários exclusivos para esses grupos das Escolas Municipal e Estadual. À tarde, a palestra foi aberta para toda a comunidade. Em sua apresentação, Eliete abordou temas como o acolhimento das vítimas, a identificação dos sinais de violação que crianças e adolescentes podem demonstrar, e estratégias para prevenir que fiquem vulneráveis a esse tipo de violência.
A psicóloga destacou que ainda existe um forte tabu social em torno da educação sexual, da abordagem a ser utilizada com crianças e adolescentes, dos limites e do corpo. Esse receio pode aumentar a vulnerabilidade dos jovens aos abusos e à exploração.
Eliete orientou: “A prevenção contra o abuso sexual infantil não se limita aos muros de sua casa. Qualquer desconfiança sobre uma possível violação dos direitos infantis deve ser denunciada. A escola e o lar são lugares de conversa e prevenção. Precisamos salvar vidas e cuidar de nossas crianças. Para denúncias de abuso sexual de crianças e adolescentes, não se cale! Disque 100”.
Estiveram presentes na palestra, Secretário Municipal de Saúde Migueli Durigon, Coordenadora Geral de Educação Glaucia Maria Pasquali Slongo, representantes das escolas, diretores, professores e alunos, representantes do Conselho Tutelar, Agentes Comunitárias de Saúde, Servidores Municipais e Comunidade em Geral.