Notícias Voltar

OFICINAS CRIATIVAS PROMOVEM CULTURA E ECONOMIA SUSTENTÁVEL EM IBIAÇÁOFICINAS CRIATIVAS PROMOVEM CULTURA E ECONOMIA SUSTENTÁVEL EM IBIAÇÁ

14/02/2025 Assessoria de Comunicação

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022, tem como objetivo fomentar a cultura em âmbito nacional por meio de uma parceria entre a União, o Distrito Federal, os estados e os municípios brasileiros.

Em conformidade com o Chamamento Público nº 001/2024 e o Plano Anual de Aplicações dos Recursos (PAAR), uma das principais metas é o fomento cultural por meio de oficinas de artesanato em áreas urbanas e rurais. Essas atividades visam fortalecer a economia criativa e beneficiar as comunidades envolvidas, garantindo, no mínimo, os 20% previstos no inciso II do art. 7º da Lei nº 14.399/2022.

No município, a iniciativa foi conduzida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em conjunto com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social. Dentro dessa ação, foram realizadas duas Oficinas Criativas.

Em janeiro, a Comunidade de Vila Vitória participou da Oficina de Fabricação de Sabonetes, ministrada pela oficineira Juliana Maria Copelli Panisson. O curso teve como objetivo ensinar técnicas de fabricação, aproveitamento de materiais e estímulo à criatividade, além de oferecer uma alternativa para a complementação de renda. A oficina contou com a participação de 12 alunas e ocorreu no Salão Comunitário da Vila Vitória, no interior de Ibiaçá.

Já no dia 13 de fevereiro, foi realizada a Oficina de Fabricação de Mandalas, também conduzida pela oficineira Juliana Maria Copelli Panisson. A atividade buscou estimular a expressão de sentimentos, incentivar a criatividade e promover a interação social entre os participantes. A oficina aconteceu na sala do CRAS, no prédio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, reunindo 14 alunas.

Durante a realização da oficina, o vice-prefeito Migueli Durigon esteve presente para conferir as mandalas, parabenizando as participantes e a professora pelo trabalho.





Compartilhar:
| WhatsApp