Notícias Voltar

REPRESENTANTES DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL PARTICIPAM DO II SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO ESTADO.REPRESENTANTES DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL PARTICIPAM DO II SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO ESTADO.

15/05/2025 Assessoria de Comunicação

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Escola de Desenvolvimento Social (EDSocial), realizou, entre os dias 12 e 14 de maio, o II Seminário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no Hotel Recanto Business Center, no Município de Restinga Sêca, e reuniu gestores públicos, equipes técnicas, profissionais da assistência social e representantes de diversos estados, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à promoção da equidade, igualdade e justiça social.

O município de Ibiaçá esteve presente no seminário com uma comitiva formada pela secretária municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social, Dalila Teston Capra; o diretor da pasta, Josué Cecchin; a assistente social Isabete Ferreira; e a psicóloga do CRAS, Letícia Copelli Copatti. A equipe participou ativamente dos três dias de evento, reforçando o compromisso com a qualificação da gestão pública e a melhoria contínua dos serviços ofertados à população.

A programação do evento contemplou palestras, painéis e oficinas sobre temas essenciais à qualificação dos serviços socioassistenciais. O encontro proporcionou um espaço de formação, troca de experiências e alinhamento de estratégias entre os municípios gaúchos e demais participantes.

A cerimônia de abertura contou com a apresentação cultural do grupo Atoque no Coração e com a presença de importantes lideranças da área social, como André Quintão, secretário nacional de Assistência Social; Cynthia Grillo, presidente do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonseas); e Penelope Silva de Andrade, presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

Durante o evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, anunciou o lançamento do edital de manifestação de interesse para o cofinanciamento do Piso Gaúcho Especial. A iniciativa prevê o investimento de R$ 50 milhões na construção, reforma e ampliação de unidades de serviços socioassistenciais, como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados (CREAS), Centros de Referência para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), unidades de acolhimento institucional, postos do Cadastro Único e centros de convivência referenciados ao CRAS.

Cada município poderá indicar apenas uma unidade para receber a intervenção, e o prazo para manifestação de interesse vai até 2 de junho. Mais informações estão disponíveis no site da Sedes: social.rs.gov.br.





Compartilhar:
| WhatsApp