Notícias Voltar

REPRESENTANTES DE IBIAÇÁ DESTACAM PRÁTICAS COMUNITÁRIAS EM EVENTO SOBRE PLANTAS BIOATIVAS E HOMEOPATIAREPRESENTANTES DE IBIAÇÁ DESTACAM PRÁTICAS COMUNITÁRIAS EM EVENTO SOBRE PLANTAS BIOATIVAS E HOMEOPATIA

16/06/2025 Assessoria de Comunicação

Representantes de Saúde do município, participam na Universidade de Passo Fundo (UPF), do IX Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia e da VI Jornada Sul-Brasileira de Pesquisa em Plantas Medicinais e Homeopatia. O evento foi realizado nos dias 11, 12 e 13 de junho, com programação híbrida e transmissão ao vivo pelo canal Rio Grande Rural, da Emater/RS, no YouTube.

Com foco em saúde, meio ambiente, cuidado e sustentabilidade, o encontro reuniu pesquisadores, extensionistas, estudantes, profissionais da saúde e membros da comunidade. A programação incluiu palestras, feira de produtos naturais, apresentações científicas e vivências práticas no espaço do cuidado, como sessões de yoga, reiki, massoterapia e oficinas temáticas.

O município de Ibiaçá esteve representado no evento por integrantes da Secretaria Municipal de Saúde, entre elas, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e a coordenadora das ACS, enfermeira Gabriela Brevian. Também participou a extensionista Rosa Favretto Cecchin, representando a equipe da Emater de Ibiaçá. As representantes contribuíram ativamente para a troca de saberes e experiências em saúde integrativa e comunitária. Para a enfermeira Gabriela Bervian, "momentos como este fortalecem os vínculos entre os saberes técnicos e populares, promovendo um cuidado mais humanizado e integral."

A abertura do evento contou com a palestra “Aromaterapia: óleos essenciais como alternativas sustentáveis com culturas agrícolas”, ministrada pela professora Christiane Colet, dos programas de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde e em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. Ainda no primeiro dia, Celina Braziack Zancanaro e Alexandre Schmidt compartilharam a experiência “Empreendendo com óleos essenciais e plantas bioativas – uma jornada artesanal na agricultura”.

No segundo dia (12), o engenheiro agrônomo Mateus Mello, da Emater/RS de Sapiranga, abordou o tema “Homeopatia: tecnologia para saúde de cultivos agrícolas”, seguido pela conferência do professor Ricardo Monezi (UNIFESP), intitulada “Ciência confirma: as mãos humanas são fontes de cuidado integral”.

Oficinas práticas sobre agrocompostagem, beleza natural com Ayurveda, yoga chinês, autocuidado, meditação e criação de abelhas nativas sem ferrão reforçaram a proposta do evento de integrar ciência, saberes tradicionais e práticas de cuidado.

Segundo a coordenadora do evento e assistente técnica regional da Emater/RS, Doriana Gozzi Miotto, o encontro reafirma a importância das práticas integrativas tanto no campo quanto na cidade.





Compartilhar:
| WhatsApp