Na terça-feira (22), o Governo Municipal de Ibiaçá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e da Emater/RS-Ascar, promoveu uma reunião no Salão Nobre Municipal para apresentar o programa estadual “Operação Terra Forte”, uma iniciativa voltada a recuperação dos solos de 495 municípios do Rio Grande do Sul.
O programa busca identificar e diagnosticar propriedades rurais, elaborar planos individuais de recuperação, estruturar patrulha mecanizada e oferecer assistência técnica para implementação dos planos de ação.
O encontro contou com a presença do prefeito Jones Roberto Cecchin, da secretária de Agricultura Andrieli Bernardi Balansin, do secretário de Obras Fábio Copatti, dos extensionistas da Emater local, representantes da CRESOL e do BANRISUL, e Vereadores do Legislativo Municipal.
A apresentação foi conduzida pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar Cibelli Bonez, Rosa Favaretto Cecchin e Moacir Curzel, que detalharam os objetivos, critérios e etapas do programa.
Em Ibiaçá, 27 famílias de produtores rurais serão contempladas, cada uma com R$ 30 mil em recursos a fundo perdido. A seleção será feita com base em critérios técnicos já definidos no Programa e a execução do programa será realizada em três etapas, atendendo nove famílias por vez, com acompanhamento técnico contínuo ao longo de 24 meses para a implantação dos projetos em cada propriedade.
O prefeito Jones Roberto Cecchin ressaltou a importância deste Programa para nosso município:
“Estamos comprometidos em adotar medidas que fortaleçam a agricultura em nosso município, pois esta, é o carro-chefe da economia de Ibiaçá, e o programa Terra Forte será uma ferramenta fundamental para auxiliar na reconstrução de propriedades produtivas que sofreram com os efeitos climáticos dos últimos anos."