Na quinta-feira, 24 de julho, Ibiaçá viveu um importante momento de escuta, diálogo e construção coletiva com a realização da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. Promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o evento reuniu usuários do SUAS, trabalhadores da assistência social, conselheiros, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, proteção social e resistência”, a conferência teve como objetivo avaliar os serviços ofertados no município, propor melhorias e fortalecer o compromisso com uma assistência social mais justa, humana e acessível.
Programação em dois turnos
A programação foi dividida em dois turnos: tarde e noite. À tarde, a assistente social Rúbia Caumo Crespi conduziu uma palestra com reflexões sobre os avanços, desafios e a trajetória do SUAS ao longo de suas duas décadas de existência. Na sequência, Cátia Siqueira, representante estadual, abordou o tema “O envelhecimento no RS e os desafios das políticas públicas”.
Já no período da noite, Rúbia retomou sua fala e conduziu os participantes à formação de grupos de trabalho, para debater os cinco eixos temáticos da conferência. As discussões resultaram na construção coletiva de propostas e diretrizes voltadas ao aprimoramento da política de assistência social em nível local e estadual.
Representatividade garantida
Durante o evento, foram eleitos os delegados que representarão Ibiaçá na etapa estadual da conferência, assegurando a continuidade da participação ativa do município nas discussões sobre o futuro da assistência social no Brasil.
A expressiva participação de diversos segmentos da sociedade reafirma que as políticas públicas se fortalecem com a escuta qualificada, o diálogo e a participação popular. Que sigamos juntos na construção de uma rede de proteção social mais forte, integrada e acolhedora!
Administração Jones e Mig