A Assembleia Regional Ampliada da Consulta Popular 2025/2026 foi realizada na manhã de terça-feira, 23 de setembro, no Salão Nobre Municipal de Ibiaçá. O encontro reuniu integrantes do COREDE Nordeste, prefeitos, vice-prefeitos, lideranças locais e representantes da sociedade civil para a definição final das propostas que irão compor a cédula de votação da Consulta.
Na ocasião, foi aprovada a estrutura da cédula de votação, que contará com quatro propostas, sendo elas ligadas as secretarias estaduais da Agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Defesa Civil.
A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), responsável pela coordenação estadual, promoveu a assembleia por meio da equipe do Departamento de Articulação Regional e Participação (DARP), liderada pela diretora Bruna Blos. Também participaram representantes do CIRENOR e integrantes do COREDE Nordeste, entre eles o presidente João Pelissaro e o segundo tesoureiro Ilton Nunes, além de técnicos da SPGG encarregados da condução do processo.
PRÓXIMOS PASSOS
A etapa seguinte será a votação popular, que ocorrerá entre os dias 6 e 10 de outubro. A proposta mais votadas será incluída no orçamento estadual.
SOBRE A CONSULTA POPULAR
Criada em 1998, a Consulta Popular é uma política pública de participação cidadã que possibilita à população escolher projetos prioritários para a sua região. Na edição 2025/2026, o governo estadual destinará R$ 60 milhões para execução das iniciativas eleitas, valor que será distribuído entre os 28 COREDES com base em critérios técnicos.
COMO VOTAR
A votação será totalmente digital e poderá ser feita de duas formas:
• Pelo site: www.consultapopular.rs.gov.br
• Pelo WhatsApp: enviando mensagem para o número (51) 3210-3260
Qualquer cidadão pode participar, mas o voto deve ser dado apenas a uma proposta da região correspondente ao domicílio eleitoral.
Administração Jones e Mig.